O instrutor havia dito um horário, mas fiquei sem entender qual era, se era 09:45 ou 10:45. No fim ele apareceu perto das 10:00 mesmo. Porque não entendi o horário ? Primeiro o sotaque dele, que ainda é meio carregado mesmo ele estando aqui há anos. E segundo porque ele não falou "09:45" mas sim "quarter to 10". Fica complicado assim :)
Antes da aula expliquei o que queria e logo partimos para a lição. Peguei o carro da Rosa emprestado, pois provavelmente será nele que irei fazer a prova. E tão logo saímos ele notou uma rachadura no parabrisa, e comentou que aquilo poderia ser um problema. Na hora da prova de rua, o instrutor pode se recusar a fazer a prova se o carro não estiver em excelentes condições e eu ainda perco 50% do valor da prova, que custa $75.
A aula de hoje foi relativamente simples, mas algum vocabulário era novo para mim:
- em qualquer parada indicada, não desligar o carro. Desligar o carro somente quando terminar o teste;
- emercengy roadside stop: sinalizar, parar paralelo ao meio fio, ligar o pisca-alerta, colocar em park e puxar o freio de mão, nesta ordem. Detalhe: só porque se mandou parar não é para parar em qualquer lugar. Eu parei próximo demais de um caminho de pedestres, do lado oposto da rua. E além disso, antes de parar, sempre verificar, na ordem, espelhos e ponto cego.;
- hill stop: parar em subida ou descida. Neste caso, verificar espelhos e ponto cego, sinalizar, parar, colocar em park, virar o volante na direção apropriada e puxar freio de mão;
- three-point turn: olhar espelhos, ponto cego, sinalizar para a direita e parar. Sinalizar para a esquerda, verificar o ambiente, virar a direção toda para a esquerda e andar. Parar, sinalizar, colocar ré, verificar ambiente, e dar ré, olhando para trás, pelo ombro direito. Verificar o lado do ombro esquerdo também. Parar. Sinalizar para esquerda, engatar o drive e ir para frente;
- Nas preferenciais, só parar se vier vindo carro, senão, segue adiante;
- Onde não tiver placas, pode-se dobrar a esquerda ou direita sem precisar parar;
- Sempre ler as placas de sinalização. Elas são várias, mas sempre estão onde deveriam estar. Dá para confiar nelas;
- Para saber se a luz amarela vai surgir, verificar a sinaleira de pedestres. Uma mão piscando indica que o sinal vai fechar;
- Sempre olhar espelhos;
- Antes de parar, olhar retrovisor, e ir parando devagar;
- Para mais longe da faixa branca grossa. Se um carro vier de trás, ainda haverá espaço para não atingir pedestres que estejam atravessando;
- Ao entrar em rodovias expressas, usar bom senso. Mas sempre deve-se acelerar o máximo na faixa de aceleração, para já chegar aos 100km/h quando estiver em posição de entrar na pista. Se tiver um carro lento, se acelera. Se tiver um carro rápido, se reduz a velocidade. O instrutor pode perguntar as razões para os movimentos feitos;
- Nunca trocar de faixa em cruzamentos ou abaixo de sinaleiras;
- Nunca trocar de faixa junto com outro carro. Ou se acelera ou se reduz;
- Numa curva para esquerda, em cruzamento com sinaleira, não ficar em cima da crosswalk se tiver outro carro na frente, fazendo a curva para a esquerda também. Quando o carro estiver fazendo a curva é que se começa a fazer a curva. Logo que entrou, mudar para a faixa da direita, quando for seguro;
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