A cegonha está chegando !

Lilypie Expecting a baby Ticker

Desde a viagem se passaram:

terça-feira, 12 de junho de 2007

Carteira de Motorista G1

Hoje fui fazer a prova escrita e exame de visão, para tirar a carteira G1. E passei !!! Ok, já poderia ter tentado tirar a carteira G, mas como sou cauteloso, resolvi atacar o problema por partes. Além disso, estava precisando de um documento canadense com foto e endereço, e como meu PRCard ainda não veio (só o da Letícia), fazer a prova para G1 era a forma mais rápida de conseguir este documento de identidade, que é bem importante por aqui.

Peguei emprestado o carro da Rosa e fui sozinho até o centro de direção, localizado em Oshawa. É o único local perto de Whitby com um centro de direção credenciado.

Para quem não sabe, em 1990 ( ou 1994, não me recordo ), foi instituído um sistema de graduação para quem quisesse dirigir carro, vans ou SUVs. Neste sistema, a pessoa começa com a licença G1, que permite dirigir um carro desde que no banco da frente, no lado do passageiro, esteja alguém com a licença G. Além disso, não é permitido dirigir em rodovias com limite de 80km/h ou mais, dirigir de madrugada e dirigir com álcool no sangue (qualquer que seja o nível).

Para a G1 se precisa apenas fazer uma prova escrita, de 40 questões. São 20 teóricas e mais 20 relacionadas aos sinais. Precisa acertar 16 em cada grupo de 20. No meu caso, errei 1 questão em cada grupo. Mas tudo bem !! :) Recebo minha carteira pelo correio.

Feito a G1, é possível fazer um teste de direção e se passar, conseguir a licença G2. Normalmente, é necessário ficar 12 meses na G1 (8 meses se for feito um curso de direção licenciado pelo governo). Na G2 já é possível ir na rodovia, mas o nível de álcool ainda precisa ser zero.

Deve-se ficar mais um tempo na G2, ganhando experiência, até fazer mais um teste de direção, desta vez, pegando uma rodovia expressa, como a 401, onde o limite é 100km/h, e fazendo outras manobras mais complexas. Maiores informações sobre o trânsito aqui em Ontario neste site. É o site oficial do ministério dos transportes da província.

Só a G1 me custou $85, que engloba o teste escrito ($10) mais a licença ($75). Por alguma razão não precisei pagar o teste de direção ($40). Para fazer a prova de direção para a G, vai ser mais $75. Graças a uma carta do consulado (aliás, o original fica com o pessoal do centro, mas eles dão uma cópia), aceita pelo governo canadense, não vou precisar ficar esperando os 12 meses na G1 para poder fazer a G2 e então G. Posso pular direto para a G. E deve ter sido por isso que não paguei a prova de direção. Não me lembrava qual era a outra taxa e acabei não perguntando.

Amanhã faço minha primeira aula com um instrutor licenciado, para tirar dúvidas. Vamos ver no que dá.

Nenhum comentário: