A cegonha está chegando !

Lilypie Expecting a baby Ticker

Desde a viagem se passaram:

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Entrevista de emprego

Segunda, 04 de Junho, foi minha primeira entrevista de emprego aqui no Canadá. Também foi minha primeira entrevista de emprego totalmente em inglês e onde os entrevistadores tinham esta língua como língua materna.

Ela aconteceu 1 semana após minha chegada no Canadá, e foi na mesma empresa onde trabalha um amigo brasileiro. Passei esta primeira semana sem me preparar muito para a entrevista. Acredito que apenas na quinta-feira, de junho, em que acabei passando a manhã e parte da tarde lendo sobre entrevistas de emprego. As perguntas mais feitas e respostas para elas, a apresentação, o comportamento, etc. Foi bem cansativo.

Até iria fazer uma entrevista de treino, mas no fim, não deu tempo. Nunca estudei em véspera de prova, e não faria diferente só porque era uma entrevista. Fui dormir no domingo a noite já me concentrando para a entrevista.

Na segunda me acordo bem cedo, cerca de 6:45 e começo a me preparar. Tomo o café da manhã com a barriga um pouco embrulhada, mas consigo comer alguma coisa e tomar um café com leite. Volto para o quarto e começo a vestir meu terno. Sim. Além de ser em inglês eu teria que usar um terno. Fazer uma boa primeira impressão e tal.

As 08:00 e pouco saímos de casa, eu e meu amigo, que trabalha na empresa e me daria a carona. Estava chovendo e ainda teríamos que enfrentar a rodovia 401. Felizmente, mesmo com a chuva e o horário, não pegamos a rodovia lenta. O trânsito fluía devagar mas fluía. A minha entrevista estava marcada para as 09:00.

Chegamos no prédio por volta das 09:05. Esperei na recepção até a recepcionista chegar, coisa que aconteceu logo. Ela ligou e o um dos entrevistadores chegou. Entramos na sala e esperamos o outro entrevistador. Enquanto isso conversávamos amenidades.

Logo a outra pessoa chegou. Após uma rápida introdução, começou a entrevista. A primeira pergunta ? "Fale-me de você". :)

Fiz um resumo rápido do currículo e fiquei aberto a perguntas. Uma das perguntas que me chamou a atenção foi relacionada ao trabalho voluntário. A primeira pessoa me perguntou o que eu fazia lá.

Depois da entrevista, que durou aproximadamente 1hr (não cuidei o tempo), voltei para falar com este meu amigo que trabalha lá. O segundo entrevistador perguntou se ele não gostaria de fazer um tour comigo pela empresa. Logo começamos. Fui apresentado ao fundador da empresa, um líder técnico e um gerente de projeto. Depois disso, este meu amigo me levou para a estação de metrô, para voltar para Whitby.

Comecei a viagem de volta as 11:00 e só cheguei em casa às 13:30. Foram 2 metrôs e um trem.

O que achei da entrevista ? Pessoalmente, acho que até que saí bem, considerando que foi em inglês. Se tivesse sido em português teria me saído melhor. A atitude que assumi me pareceu correta, só que tentar se vender numa língua que ainda não domino é complicado.

Ontem fiquei sabendo que um outro concorrente foi contratado para esta vaga. Ele já tinha sido entrevistado antes e conhecia o setor de metalurgia, ao contrário de mim. Porém, parece que vai abrir outra vaga, para outro projeto. E o líder técnico que conheci falou, na reunião onde foi anunciada a contratação deste outro cara, que seria necessário um outro business analyst para a função. E um dos diretores falou para este meu amigo, que também estava na reunião, que eles vão ver se me contratam.

Entre a entrevista na segunda e hoje, já apliquei para 9 outras vagas, em outras empresas, inclusive, para uma vaga na IBM. Vê só !! :)

Vamos ver no que dá. Depois da entrevista, mais especificamente após terem respondido uma pergunta que fiz sobre a empresa, achei que me daria bem nesta onde fiz a entrevista. Devo voltar a me lembrar e praticar os ensinamentos que o "The Secret" fala.

Nenhum comentário: