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Desde a viagem se passaram:

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Enfim, a casa - parte 2

Hoje estava respondendo alguns emails de amigos e familiares quando dei conta que não havia postado nada sobre a casa. Não, ainda não nos mudamos. Isso vai acontecer apenas dia 26 de Novembro.

Por enquanto o que temos já feito:
  • começamos a ver um seguro para a casa. Por ano uns 600 dólares;
  • também aplicamos para um seguro de vida para mim e para a Letícia, com o intuito de cobrir o mortgage. O bom deste seguro é que o valor segurado é o mesmo até o final da apólice (se algo acontecer no vigésimo ano do mortgage iremos receber o mesmo valor segurado e não apenas o valor que cobre o que falta para pagar), e o valor cobrado também é fixo. Podemos escolher entre 10, 20 ou 30 anos. Como o mortgage é de 25 anos talvez a gente opte por 30 anos;
  • já começamos a trabalhar com o advogado. Ele já recebeu através do nosso real estate agent o contrato de compra e venda e a seguradora já mandou os dados do seguro da casa.
Dia 26 de Novembro será o dia que pegamos a chave e pagamos mais algumas taxas (os famosos closing costs): land transfer, property taxes pelo restante do ano, 5 dias de juros sobre o mortgage pelo final de Novembro, title insurance (para nos protegermos contra problemas com a casa que o advogado não achou), taxas sobre o seguro do mortgage, resto da entrada e provavelmente outros custos ainda não declarados. Vai uma paulada boa aí. A coisa boa, se podemos descrever assim, é que a primeira parcela do mortgage é dia 01 de Janeiro de 2008. Como já pagamos o último mês do aluguel, serão Novembro e Dezembro sem pagamento de aluguel ou mortgage.

A única preocupação nisso tudo são os appliances. Segundo já ouvimos, é comum os donos dizerem que a casa vem com os appliances, tu vai e olha e descobre que a marca é boa. Na hora de tomar posse, no entanto, os appliances são outros. Entrei em contato com o real estate agent e a secretária dele me disse que os appliances teriam que ser aqueles que estavam na casa no momento da oferta. Como provar isso? O inspetor que fez a vistoria na casa tirou fotos e anotou o modelo e número de série dos aparelhos. Acho que ele fez isso por iniciativa do meu real estate agent (eu não estava na vistoria, mas deve ter sido isso que aconteceu).

Só que me falta ter que comprar appliances novos ou colocar o ex-dono da casa, um oficial da OPP (Ontario Provincial Police), na justiça por conta de "quebra" de contrato.

Um comentário:

Dani e Rafa disse...

Olá pessoal
Comprar a casa aqui em Ontario é bem trabalhoso, mas depois que acaba a burocracia e a correria é mto bom curtir o nosso canto.
Mto sucesso para vcs e parabéns pela casa :)