A cegonha está chegando !

Lilypie Expecting a baby Ticker

Desde a viagem se passaram:

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Enfim, a casa

Ontem de noite recebemos a notícia pelo nosso agente (ou realtor): finalmente todas as condições foram aceitas e os donos da casa assinaram os papéis que faltavam para finalizar a compra da casa.

Ou seja, somos os mais recentes homeowners aqui no Canadá que vocês podem conhecer. :)

A história da casa começou depois que consegui a carta me liberando do probation cerca de 7-8 dias antes do prazo oficial. De posse da carta contatamos o nosso mortgage broker (o cara que seria responsável por nos conseguir o financiamento ou mortgage) e marcamos uma reunião aqui em casa para conhecermos ele, tirarmos algumas dúvidas e entregarmos alguns documentos e dados de que ele necessitava. 2 dias depois ele nos deu o ok para começarmos a procurar casas.

Comprar casa aqui me parece um pouco diferente do que no Brasil. Começando pelo mortgage broker, temos depois o realtor ou buyer's agent. É este o cara que vai procurar as casas para ti, te levar para conhecer elas, tirar tuas dúvidas e no fim do processo fazer a proposta para os donos da casa que está a venda e tentar barganhar algum desconto. No nosso caso o nosso agente também cuidou dos detalhes do contrato, cuidando de nossos interesses e cuidando para que não nos metéssemos numa furada. O que o realtor ganha? Metade da comissão que o agente dos vendedores irá ganhar e futuras indicações. Não parece muito, considerando que a comissão é de cerca de 3-5% do valor da casa, mas como as casas aqui não são baratas, acaba sendo uma boa grana, ainda mais num mercado aquecido como o daqui.

Depois de receber alguns emails com algumas casas a venda começamos a olhar algumas opções. Na primeira vez que fomos ver algumas casas vimos 3. A primeira que vimos era muito linda, com basement finalizado. E a última era enorme e muito bonita. Mas como estávamos na dúvida e também por termos visto só 3 casas, não fizemos nenhuma proposta. Olhamos mais algumas e quando pensamos em fazer uma proposta para a primeira casa, ela já tinha sido vendida. As casas aqui em Whitby, com algumas exceções, vendem em questão de 1-2 semanas. As boas ficam no mercado por 3-4 dias apenas.

Nossa idéia era uma casa mais ao Sul de Whitby e mais perto da 401. Mas um dia achamos 2 casas ao Norte, mais ou menos na mesma altura da nossa atual, mas mais para o Oeste. Fomos ver elas e a Letícia se apaixonou pela primeira. E eu também. É muita bonita e parecia bem cuidada, e com cores decentes (fomos ver uma que era mais perto do Sul, mas toda rosa por dentro, simplesmente horrível).

Nós visitamos a casa dia 24 de setembro por volta das 19:00 (isso depois de termos enviado emails para o agente e não termos obtido resposta. Segundo ele, houve algum problema e os emails não estavam chegando ao Blackberry dele).

Decidimos fazer uma proposta. O que significava que realmente queríamos a casa. Se a pessoa chega neste ponto o assunto fica sério. Fomos da casa para o escritório do agente, que fez a papelada necessária para a proposta. Ele ligou para o agente que estava listando a casa e marcou para o mesmo dia, 09:15 da noite. Assim, rapidinho. :)

Assinamos os papéis e fomos para casa comer algo. Ficamos de encontrar o agente as 09:30. Na hora combinada ele estava na frente da casa, esperando. E ficamos um tempo ali esperando. Segundo o agente, era um bom sinal. A nossa proposta tinha sido cerca de 7mil dólares abaixo do preço listado (que já tinho sido reduzido em 4mil entre a listagem original e o preço que nos foi dado). Lá pelas 10:45 chamaram o nosso agente.

Aqui é assim: tu faz a proposta, toda bonitinha. O pessoal, se está a fim de negociar, risca no papel as coisas que não gostam ou adicionam o que está faltando, e te devolvem. No nosso caso, devolveram abaixando o preço em apenas 1mil dólares. Ficamos um tempo pensando e voltamos com uma proposta de então baixar o preço em 4mil dólares. Os donos devolveram baixando o preço em 2mil dólares. Que no fim aceitamos, pois a casa do lado tinha sido vendida por mais e com uma cozinha mais feia. E ainda levamos todos os appliances: fogão, geladeira, lavadoura de pratos, lavadoura e secadora de roupas. E um basement para finalizar a fim de ganharmos mais um cômodo na casa.

Saímos do local às 11 da noite. Mais ainda não proprietários. O que assinamos foi uma promessa de compra e venda condicionada à aprovação do mortgage (que conseguimos) e a home inspection (que detectou alguns problemas e que nos fez assinar os papéis finais somente hoje).

O próximo passo agora é contatar o advogado para conseguir o title insurance (para evitar fraudes com a casa, terreno e/ou problemas futuros envolvendo a casa e que o advogado não conseguiu descobrir nas suas pesquisas) e outros trâmites legais, assinar os papéis do mortgage e então esperar pelo dia 23 de novembro para fazer o closing, pagar o que falta e pegar as chaves. De 26 a 30 de novembro fazemos a mudança, e começamos dezembro na nova casa. Já demos o aviso para o senhorio dizendo que estamos nos últimos 2 meses.

Eis algumas fotos da casa. Ela tem 7 anos e segundo a inspeção anda precisando de alguns reparos, nada fora do comum (fora o "vazamento" no banheiro de cima que os donos aceitaram pagar pelo conserto, a ser realizado até 14 de novembro). Este modelo de casa é conhecido por semi-detached. É basicamente 2 casas coladas uma na outra. A nossa é aquela que fica na direita da foto.


Vista frontal

Backyard e o deck

Entrada da casa


Sala de estar, sala de jantar,
cozinha e porta de acesso para o backyard

Um comentário:

Taís Jacques disse...

Parabéns pela casa, Klaus e Letícia, ela é linda!. Tb estou em processo de imigração para Toronto, juntamente com meu irmão, que acho que deve se efetivar até a metade do ano que vem (é o que eu espero!). Encontrei o blog de vcs, e estou acompanhando todo seu processo de imigração.Vocês realmente estão de Parabéns. Espero que eu e meu irmão obtenhamos o mesmo sucesso de vcs.

Ótimo saber as dicas de como fazer a carteira de habilitação e, principalmente, da compra da casa.

Tudo de bom para o casal.

Taís Jacques.

ps: esqueci de dizer, somos de Porto Alegre.