A cegonha está chegando !

Lilypie Expecting a baby Ticker

Desde a viagem se passaram:

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Estes chineses

Está sendo minha primeira experiência de trabalho in loco com gente de outros países, especialmente, chineses. E devo confessar que eles caíram muito no meu conceito. Não é de admirar que produtos chineses são sinônimo de baixa qualidade. Talvez sejam apenas os meus colegas que sejam fracos e em algum outro lugar existam chineses que possam provar que estou errado, mas por enquanto, minha opinião permanece.

Alguns exemplos de coisas que só se vê aqui:
  • "Para que colocar uma mensagem pedindo para o usuário confirmar a ação? Se o usuário clicou no botão é porque ele quis clicar !"
  • "Auditoria ? Porque? Isso é complicado e vai fazer o sistema ficar lento. E o sistema nem tem dados importantes!"
  • "Para que fazer isso ?? É muito complicado !!! Se for para fazer que o cliente nos pague mais", depois da auditoria ter sido solicitada.
  • "Onde tem a matriz de responsabilidades?", cerca de 3-4 semanas após um e-mail ter sido enviado indicando que todos os arquivos do projetos, inclusive a tal matriz, estavam em um site na intranet da empresa.
  • "Ah, não precisa disso então ?", 1 dia após um e-mail ter sido enviado dizendo que não se precisaria mais daquela tal coisa.
  • "A gente não sabe como o Oracle faz as queries"
  • "Mas vão vir muitas linhas, as tabelas no banco de dados tem muitas linhas", para uma tabela que não tem nem 500mil linhas.
Esta não veio de um chinês, mas eles meio que concordaram com isso:
  • "Por que gravar mensagens de erro em um arquivo? Consome recursos, é difícil de achar as coisas, não tem identificador único, etc, etc, etc. Por que não gravar em um banco de dados"
É inacreditável como tudo é complicado para este pessoal. E quando as coisas não são complicadas parece que o pessoal faz de conta que te ouve e tudo entra por um ouvido e saí por outro.

Além disso tem a forma de se pensar nos softwares, que deve ser algum conceito que só existe aqui na América do Norte. Já tinho visto isso nos sistemas da Dell e aqui acontece o mesmo. O conceito é mostrar para o usuário apenas a quantidade de informação que o usuário necessita ver num determinado momento. Só que isso é feito de uma forma muito esquisita: as coisas não aparecem na tela e nem numa aba diferente. A medida que as ações vão sendo tomadas alguns controles são ou não exibidos na tela. Ou seja, simplesmente olhar uma tela não te diz o que tu pode fazer nela, pois se tu clicar no botão A pode ser que apareçam 2 outros botões, mas se tu antes clicar num caixa de seleção e depois no botão A uma caixa para entrar texto também seja exibida !!!!! Eu era até contra as abas, mas depois que se vê uma coisa dessas, virei fã de abas. Não mostra muita coisa para o usuário numa única página, mas ao mesmo tempo deixa o usuário ver tudo que possa vir a aparecer na tela, sem maiores surpresas.

Se eu trouxesse toda a minha ex-equipe do Terra para cá, e montássemos uma empresa, em pouco tempo seríamos líder de mercado. E isso não é puxação de saco não, é a realidade.

Nenhum comentário: